Notícias

Regiões italianas retornam para a “zona amarela”

Regiões da Lombardia, Lazio, Piemonte e Sicilia foram rebaixadas em virtude da explosão dos casos do novo coronavírus na Itália.

O governador da Lombardia, Attilio Fontana, anunciou que a região italiana retornou para a “zona amarela”.

“Os dados do monitoramento semanal do Ministério da Saúde e do Instituto Superior de Saúde confirmaram a superação dos parâmetros da zona branca. Com isso, a Lombardia passou para a zona amarela”, informou o político.

O rebaixamento da zona branca para a amarela, que é a segunda faixa na escala de risco do governo, acontece quando há uma incidência de mais de 150 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. Além disso, é necessário levar em consideração os índices de ocupação de leitos hospitalares por pacientes.

A Lombardia, por exemplo, registrou por volta de 1,5 mil casos da doença por 100 mil pessoas, já a taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva ultrapassou a marca de 13%, número maior que o limite de 10% estabelecido pelo governo.

Além disso, o nível de ocupação de leitos de enfermaria por pessoa está em mais de 17% na região. A quantidade também supera o limite de 15% estabelecido pelo decreto do governo de Mario Draghi.

“Não haverá muitas mudanças nas medidas, porque o uso de máscara ao ar livre já está previsto para todas as faixas, inclusive a branca. Estou confiante que se todos os lombardos continuarem a aderir à campanha de vacinação vamos conseguir conter a situação. A vacinação continua sendo a principal arma para superar o novo surto”, destacou Fontana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios