Variedades

São Francisco de Assis – Por Dr. Rodrigo Capobianco

Ciao a tutti, come và?

No dia 04 de outubro se comemora o dia de um dos Santos mais admirados dentro e fora da igreja católica: São Francisco de Assis.

Francisco nasceu em Assis em 03 de julho de 1182, com nome de batismo Giovanni di Pietro di Bernardoni.

Teve uma infância e juventude abastada, desfrutando da riqueza de seu pai, Pietro Bernadone, comerciante abastado que fazia parte da burguesia de Assis.

O jovem Giovanni, no entanto, ao participar da guerra travada entre Assis e Peruggia, foi capturado e somente resgatado após um ano, ficando doente.

Entremeio aos delírios provocados pela doença sonhou com uma voz que lhe dizia para “servir ao amor e ao Servo”.

Atendeu ao chamado, abandonou toda a vida de riquezas e luxo para “desposar a Senhora Pobreza” (Madonna Povertà).

Muitas vezes, a figura de Francisco de Assis é vinculada ao amor pelos animais.

Aliás, para buscar melhor meditação, São Francisco teria feito figuras representando São José, a Virgem Maria, Jesus e animais ao redor da manjedoura, nascendo o primeiro presépio que se tem notícia.

No entanto, o amor de São Francisco na verdade se estendia a todos os seres vivos, sendo considerado o “Pai dos Pobres”.

São Francisco morreu em 3 de outubro de 1226, aos 44 anos e foi canonizado pelo Papa Gregório IX após dois anos de sua morte, considerada uma das canonizações mais rápidas da história.

O filme “Irmão Sol, Irmã Lua” de Franco Zeffirelli conta a história de Francisco de Assis e de Clara, além das maravilhosas locações da Úmbria.

Certamente, a oração de São Francisco é uma das mais belas da história que, na sua parte final diz: “Ó Mestre, fazei que eu procure mais: Consolar, que ser consolado; Compreender, que ser compreendido; Amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e É morrendo, que se vive para a vida eterna!”.

Não é sem merecimento que o grande Dante Alighieri, se referindo a São Francisco disse: “ele é a luz do mundo”.

Arrivederci !

Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador do portal Radio Italiana

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios