Notícias

Senado da Itália aprova decreto para vítimas de terremotos

O Senado da Itália aprovou um decreto-lei que prevê novas medidas urgentes para as pessoas e cidades afetadas pela série de terremotos no centro do país, iniciada em 2016.

O texto recebeu 204 votos a favor e um contra e será discutido na Câmara dos Deputados a partir de 16 de julho. O decreto é visto como o “último ato” do governo de Paolo Gentiloni, já que foi elaborado pelo gabinete do antecessor de Giuseppe Conte no cargo de primeiro-ministro.   

A medida prorroga o estado de emergência nas áreas dos terremotos até 31 de dezembro de 2018, com uma destinação extra de 300 milhões de euros, e isenções tributárias para as populações afetadas. O texto ainda prevê indenizações de 5 mil euros para famílias de vítimas dos sismos, valor que sobe para 40 mil euros no caso de menores de idade.   

A sequência sísmica na Itália Central, iniciada em 24 de agosto de 2016, com o terremoto de Amatrice, e ainda ativa, deixou 333 mortos e mais de 20 bilhões de euros em danos. O balanço de vítimas inclui as 29 pessoas soterradas por uma avalanche no hotel Rigopiano, em janeiro de 2017, após uma série de tremores.  

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios