Notícias

Série A decide por retomada do campeonato italiano

Os 20 clubes que compõem a primeira divisão do futebol italiano decidiram, por unanimidade, manter o campeonato da temporada 2019/2020 e finalizá-lo dentro de campo, informou a Liga Série A após reunião por videoconferência. Segundo nota divulgada, os times agora aguardam a permissão do governo do país para retomar o torneio “no pleno respeito das normas de proteção da saúde e da segurança” para evitar a disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) “A retomada das atividades esportivas, na dita Fase 2, como já evidenciado no passado, acontecerá de acordo com as indicações da Fifa e da Uefa, com as determinações da Figc, bem como em conformidade com os protocolos médicos para proteger os jogadores e todos os trabalhadores”, diz ainda o comunicado.

A decisão unânime surpreende, já que clubes como Torino e Brescia, que ficam em cidades duramente afetadas pela Covid-19, haviam se manifestado contrariamente à continuidade do campeonato italiano. O torneio foi paralisado na 26ª rodada, no dia 8 de março, por conta de um decreto do governo que instituiu o isolamento obrigatório por todo o território. Com isso, 12 rodadas ainda estão pendentes.

No entanto, o ministro da Saúde, Roberto Speranza, afirmou que o futebol “é o último dos problemas da Itália” e que reabrir as portas dos estádios seria como “abrir as torneiras do contágio”. A fala ocorreu após Speranza ser questionado durante uma entrevista à “Rádio Capital” sobre o plano apresentado pela Federação Italiana de Futebol (Figc) de retomar o campeonato entre o fim de maio e o início de junho.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios