Gastronomia

SP promove candidatura de culinária italiana a patrimônio Unesco

A delegação da Accademia della Cucina Italiana em São Paulo realizou um evento pela primeira vez em seus 41 anos de história em um clube social: o histórico e prestigiado Club Athletico Paulistano (CAP), fundado em 1900.

A recepção do evento ficou a cargo do delegado de São Paulo, Gerardo Landulfo, e do “simposiarca” Celso Azzi, acadêmico e membro do clube, que, aproveitando o ambiente multiétnico do restaurante Terraço, apresentaram um cardápio ítalo-global com receitas italianas que se tornaram famosas em outros países.

“Esta também é uma maneira de promover a candidatura da culinária italiana como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco”, explicou Landulfo.

O principal objetivo da Accademia della Cucina Italiana, uma instituição cultural sem fins lucrativos fundada em 1953 e sediada em Milão, é proteger as tradições das 20 regiões da Itália e promover a cultura gastronômica do país. 

O cardápio da noite, que contou com a presença de grandes empresários e profissionais ligados à comunidade italiana, teve curadoria de Enrico Landulfo, promissor chef da cena paulistana, que inaugurou recentemente o Follia Quintal, no boêmio bairro da Vila Madalena.

A Academia conta com mais de 300 delegações, sendo 70 no exterior: duas no Brasil, em São Paulo, e uma no Rio de Janeiro.

A delegação paulista organiza, em média, sete jantares por ano em renomados restaurantes italianos da cidade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios