Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Supremo Tribunal Federal diz que Lula deve se ater a acordo com Itália no caso Cesare Battisti
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Supremo Tribunal Federal diz que Lula deve se ater a acordo com Itália no caso Cesare Battisti
Notícias

Supremo Tribunal Federal diz que Lula deve se ater a acordo com Itália no caso Cesare Battisti

Fabio Botto
Compartilhar
Cesare Battisti
Compartilhar

Cesare BattistiO Supremo Tribunal Federal (STF) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se ater ao tratado de extradição assinado com a Itália no momento de decidir se entregará ou não o ex-ativista de esquerda Cesare Battisti.

O STF se pronunciou hoje diante de um pedido de esclarecimento apresentado pelo Governo italiano o qual pedia um parecer sobre se o presidente poderia ignorar o tratado de extradição e se negar a mandar o ex-ativista para seu país para cumprir a pena por quatro assassinatos cometidos na década dos anos 70.

https://www.provincia.biella.it/

 

A extradição de Battisti foi aprovada pelo STF no mês passado, mas a decisão final ficou nas mãos de Lula.

Segundo o anunciado hoje pelo STF, essa decisão deverá estar de acordo com o tratado assinado com a Itália, que somente contempla a possibilidade de que uma pessoa pedida em extradição não seja entregue caso haja a comprovação de que é vítima de "perseguição política".

O Governo brasileiro alegou isso em janeiro passado para outorgar a Battisti um polêmico status de refugiado, negado inicialmente pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), mas ratificado depois pelo Ministério da Justiça e finalmente cancelado pelo STF.

https://www.provincia.biella.it/

Diante da ação apresentada pelo Governo italiano, o ministro do STF Eros Grau esclareceu hoje que a decisão do presidente Lula deverá ser tomada à luz do que está estabelecido no tratado de extradição.

Caso Lula decida não entregar a Battisti, sua decisão poderia ser "objeto de outro processo", inclusive contra o próprio presidente, por "crime de responsabilidade", disse Grau.

A lei brasileira tipifica como crime de responsabilidade aqueles relacionados à violação de "tratados legitimamente estipulados com países estrangeiros".

O ministro do STF Cezar Peluso, que atuou como instrutor no processo de extradição, concordou com Grau e disse que "o ato do presidente (ao decidir sobre a extradição) será discricionário, mas as consequências que sua decisão possa ter são outro capítulo".

Battisti foi julgado e condenado à prisão perpétua na Itália em 1993 pelo assassinato de dois policiais, um joalheiro e um açougueiro, todos cometidos entre 1977 e 1979.

Ex-integrante do grupo armado Proletários Armados pelo Comunismo, braço do grupo Brigadas Vermelhas, o italiano escapou da condenação porque vivia na França, onde gozou de refúgio político até 2004.

Naquele ano, as autoridades francesas aprovaram sua extradição e Battisti fugiu para o Brasil, onde viveu clandestinamente até ter sido detido em março de 2007 no Rio de Janeiro.

Desde então, está detido em uma prisão de Brasília, da qual só saiu há dez dias para responder a um julgamento no Rio de Janeiro por ter ingressado ao Brasil com documentos falsos.

Você pode se interessar também por ...

Itália começa 2026 com um morto e dezenas de feridos por fogos de artifício
Brasil elogia medidas adotadas pela Itália contra dengue
Morre Antonio Paolucci, um dos principais historiadores de arte da Itália
Justiça prende goleiro e mais um por manipulação de jogos na Itália
Autoridades comparecem a funeral de militar italiano morto no Afeganistão
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Recém-nascido morre de hipotermia após desembarque na ilha de Lampedusa, sul da Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
16 de maio de 2026
Mergulhador morre durante buscas por italianos desaparecidos nas Maldivas
Papa Leão XIV viajará à França e visitará sede da Unesco em setembro
Andrea Illy é homenageado por fortalecer relações entre Brasil e Itália
Inflação volta a acelerar na Itália puxada por preços de energia e alimentos
Itália e União Europeia querem garantir liberdade de navegação no Estreito de Ormuz após trégua
Ministério Público de Roma investiga morte de italianos nas Maldivas
Itália assina documento estratégico e fará investimento recorde no setor espacial
Número de Bandeiras Azuis cresce na Itália e chega a 257 municípios
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?