Notícias

Coalizão de centro-direita italiana lidera pesquisa na região da Lombardia, nas eleições gerais

A coalizão de centro-direita está à frente na rica região da Lombardia, no norte da Itália, onde no Senado conquistaria 27 cadeiras, com 35,7% dos votos.

A coalizão de centro-esquerda como um todo atingiu 32,3%, com o Partido Democrata (PD, de Pierluigi Bersani) com 29,4%, chegando a um total de 12 cadeiras.

Estes são os resultados da pesquisa Ispo de Renato Mannheimerpublicada pelo jornal Corriere della Sera e realizada em janeiro sobre uma amostra de três mil casos com o método Cati e com uma margem de erro de 1%.

A pesquisa pergunta sobre o resultado das eleições no Senado (a vitória da centro-esquerda na Câmara dos Deputados é tida como certa), pelo qual o sistema eleitoral conhecido como Porcellum oferece prêmios regionais, o que será determinante para o equilíbrio do futuro Executivo e do Parlamento.

Além da disputa regional, a Lombardia também é convocada para renovar seu governo: aqui ainda existe um "cabeça a cabeça" entreRoberto Maroni (líder da Liga Norte, de direita) e Umberto Ambrosoli(PD, de centro-esquerda), empatados em 38%.

Ao nível nacional, o PDL (Povo da Liberdade, com o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi como chefe da coalizão) estaria em torno de 19,5%, a Liga do Norte em 13,9% (partido ao qual se soma a Direita com 1,4% e outras formações com 0,9%), enquanto na centro-esquerda o PD está com 29,4%, SEL (Esquerda Ecológica Liberdade, do governador da Puglia, Nichi Vendola) e outros com 0,4%.

Já o Opção Cívica do premier demissionário Mario Monti chegaria a 14,7%, com 6 lugares; e o Movimento 5 Estrelas do comediante Beppe Grillo com 10,8% e 4 assentos.

Ignazio Abrignani, responsável pelo escritório eleitoral do PDL, confirmou hoje (14) que o chefe da coalizão de centro-direita é Berlusconi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios