
Uma trattoria da província de Brescia, na Lombardia, norte da Itália, foi consagrada como o “melhor restaurante do ano” no país pelo novo guia da revista Gambero Rosso.
Trata-se da Trattoria La Madia, localizada em Brione, vilarejo de menos de mil habitantes onde o chef Michele Valotti comanda um espaço que os curadores descrevem como de “pura vanguarda e pesquisa”.
O local oferece menus fechados de sete e 10 pratos, aos preços de 60 (R$ 376) e 70 euros (R$ 438), respectivamente, aproveitando ingredientes frescos da região e experimentos conduzidos por Valotti, com destaque para o uso da fermentação natural.
Por sua vez, Massimo Bottura (Osteria Francescana, em Modena), Enrico Crippa (Piazza Duomo, em Alba) e Niko Romito (Reale, em Castel di Sangro) foram escolhidos como os melhores chefs do país.
“Nestes 30 anos de trabalho, criamos uma grande família, e estou sempre em contato com os jovens que surgiram do nosso laboratório. Aconselho a todos que continuem viajando com curiosidade e interesse para, então, expressarem sua própria culinária”, disse Bottura, chef italiano mais reconhecido no exterior.
Já o título de melhor restaurante italiano fora do país ficou com o Clara Restaurant, em Bangkok, na Tailândia, laureado com “três garfos tricolores”, equivalente na Gambero Rosso às três estrelas do Guia Michelin.
A 36ª edição da publicação, organizada por Valentina Marino e Annalisa Zordan, reúne 2,6 mil endereços selecionados por 100 profissionais do setor e celebra a culinária italiana dentro e fora do país.
Além do prêmio principal, outras 19 categorias foram laureadas, como a de melhor menu degustação do ano, com Jacopo Ticchi, do restaurante Da Lucio, em Rimini, elogiado por uma proposta que “quebra formalidades e coloca no centro o prazer de compartilhar a mesa”.
O restaurante Arso, em Terni, foi eleito a revelação do ano. Já o título de melhor sommelier foi para Clizia Zuin, do Atto di Vito Mollica, em Florença.