Notícias

Ucrânia veta entrada de Silvio Berlusconi por três anos, por conta de sua recente viagem à Crimeia

O Conselho Nacional para a Segurança da Ucrânia vetou a entrada no país por três anos do ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi por conta de sua recente visita à Crimeia, península agora pertencente à Rússia.

O Ministério das Relações Exteriores de Kiev já havia dito que o encontro entre o ex-premier e o presidente Vladimir Putin na região foi uma tentativa de "legitimar a qualquer custo uma ocupação ilegal" e uma demonstração de "falta de respeito com a soberania estatal ucraniana".

Além disso, a Procuradoria-Geral do país abriu uma investigação por apropriação indevida de bens públicos contra os dois líderes pelo fato de eles terem supostamente degustado na Crimeia uma garrafa de xerez de 1765 avaliada em US$ 150 mil.

Berlusconi visitou a península entre os dias 11 e 12 de setembro, durante um curto período de férias ao lado de Putin, seu amigo de longa data. Na região, o italiano passou pelas cidades de Sebastopol e Yalta e participou de uma cerimônia no monte Gasfort, em um memorial dedicado aos soldados do Reino da Sardenha que combateram na Guerra da Crimeia (1853-1856).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios