Notícias

GRAVE CRISE:Agência rebaixa nota da dívida da França e de outros países do euro, inclusive da Itália

A França foi notificada de que a nota de sua dívida pública caiu de "AAA", nível máximo, para "AA+", segundo classificação da agência Standard and Poor's, confirmou o ministro francês das Finanças, François Baroin.

 

Com o rebaixamento da França, a Alemanha torna-se o único país da eurozona a manter a nota "AAA".

A nota sinaliza se um país é seguro para investir. A zona do euro está em crise porque as dívidas de países como Grécia, Itália, Espanha e Portugal, estão muito altas, e há dúvidas se eles conseguem pagar.

Outros rebaixamentos são esperados na zona do euro 

"Confirmo que a França recebeu, como a maior parte dos países da zona do euro, uma notificação de uma mudança em seu rating", disse o ministro francês ao canal de TV France 2. "É um rebaixamento, uma mudança de uma nota, é a mesma agência que rebaixou os Estados Unidos." O ministro afirmou ainda que a França deve acelerar reformas para reforçar sua economia.

Autoridades da zona do euro tinham dito mais cedo, em anonimato, que a agência de classificação de risco anunciaria hoje o rebaixamento da nota da França e da Áustria. As fontes foram mantidas anônimas e a informação não tinha sido confirmada oficialmente.

Segundo o jornal francês "Les Echos", além de cortar em um nível o rating da França e Áustria, a S&P cortou em dois níveis a nota de Itália, Espanha e Portugal. Ainda segundo a publicação, a decisão só deve ser anunciada oficialmente após o fechamento dos mercados nos EUA.

No começo de dezembro, a mesma agência já tinha colocado as notas dos países da zona do euro, inclusive as "locomotivas" Alemanha e França, em situação de "revisão para possível rebaixamento," algo inédito, o que prenunciava uma possível redução dentro de três meses.

Agências falharam na crise de 2008

As agências de classificação de risco, que dão notas para países, empresas e negócios, determinando sua suposta credibilidade financeira, foram muito criticadas por terem falhado na crise global de 2008/2009.

Elas deram boas notas para operações de vendas de hipotecas imobiliárias nos EUA que afundaram bancos e investidores e geraram a grande crise financeira.

Como funciona a classificação de risco

O rating, ou classificação de risco, refere-se ao mecanismo de classificação da qualidade de crédito de uma empresa, um país, um título ou uma operação financeira.

Ele busca mensurar a probabilidade de calote de obrigações financeiras, ou seja, o não-pagamento, incluindo-se atrasos e ou falta efetiva do pagamento. O rating é um instrumento relevante para o mercado, uma vez que fornece aos potenciais credores uma opinião supostamente independente a respeito do risco de crédito do objeto analisado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios