Notícias

Motoristas italianos respeitam o ambiente, segundo estudo

O Observatório sobre Serviços de Seguros Linear, a empresa online do grupo Unipol, revela o lado ambientalista dos motoristas italianos, que são sensíveis e respeitosos do ambiente.

Falar do meio ambiente é algo muito sério, afirmam os entrevistados pelo centro de pesquisas, em estudo encomendado pelo instituto Nextplora, que coletou as impressões, sugestões e abordagens adotadas diariamente pelos motoristas para reduzir o consumo de combustível e poluir menos.

A atenção para o mundo que nos rodeia já começa da escolha do carro novo: quase todos os italianos (96%) acreditam ser muito importante ou mesmo fundamental que seja ecologicamente correta. Com isso em mente, eles preferem comprar carros híbridos (22%) ou elétricos (17%).

Quando perguntados sobre quais são os três primeiros pequenos passos 'verdes' diários relacionados ao carro, 58% dos motoristas entrevistados afirmam que dirigem em um ritmo constante, evitando freadas e acelerações bruscas, que gastam mais combustível; 51% disseram que, para salvaguardar o ambiente, desligam o motor nos congestionamentos e fazem uma manutenção constante do próprio veículo. Mais de um italiano em cada quatro (26%), também procura o caminho mais curto na internet para consumir menos.

Ao analisar as iniciativas que poderiam melhorar os problemas de tráfego e da poluição em suas cidades, os italianos não têm dúvidas: o melhoramento do transporte público nas cidades é necessário para 47% dos entrevistados, enquanto que a criação de mais ciclovias é indicada como solução para agilizar o tráfego por 17% da amostra. Medidas que seriam muito apreciadas por 28% dos italianos dispostos a alternar o uso do carro com os meios de transporte alternativos e mais respeitosos do ambiente.

Sob este ponto de vista, a Europa está muito à frente da Itália: por exemplo, falando da partilha de bicicletas (bike sharing), o estudo sobre a mobilidade na Europa 2011, publicado recentemente, revela que em Bruxelas há 2.500 bicicletas coletivas com 180 estações; em Paris são 20 mil com 1.800 estações; mais de 6 mil bikes com 428 estações circulam por Barcelona, enquanto que Londres tem 6 mil e 400 estações.

Na Itália, só Milão tem números que podem ser comparativos: 1.400 bicicletas.

Os italianos são portanto uma população verde? A resposta parece ser sim, pelo menos nas intenções. Quase um em cada dois entrevistados (48%) faz sistematicamente a coleta diferenciada do lixo, enquanto que mais de um em cada três (39%) compra e usa produtos mais amigos do verde; e 26% dizem se preocupar com o consumo diário de energia, e garantem que sempre desligam todos os sistemas eletrônicos em sua casa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios