Notícias

Papa Bento XVI pede solidariedade para com os imigrantes

"Do desespero à esperança, do medo à comunhão e à solidariedade", com uma forte identidade que permite o diálogo, disse o papa Bento XVI em Mestre, durante a primeira missa pública de sua viagem pelo nordeste da Itália.

Bento XVI, de 84 anos, fez uma visita pastoral de dois dias na região do Friuli-Venezia Giulia, onde no domingo celebrou uma missa ar livre em Mestre.

O Pontífice convidou a não se deixar influenciar pelo "medo dos outros", diante dos cerca de 300 mil fiéis reunidos nessa cidade próxima a Veneza, para a missa papal no Parque San Giuliano, onde rezou em vários idiomas.

O Papa, em um novo apelo para acolher os imigrantes, pediu aos católicos para não cederem "ao medo dos outros, dos estrangeiros e das pessoas desconhecidas vindas de lugares distantes". Ele também convidou os católicos a "resgatarem a esperança cristã no homem moderno, muitas vezes submerso em questões mais perturbadoras e amplas, que colocam em crise seu modo de ser e de agir".

Bento XVI escolheu esse tom para concluir sua viagem deste fim de semana, a 22ª na Itália, enquanto do sul do país chegavam notícias dramáticas, como o naufrágio na costa da Líbia de uma embarcação com 600 pessoas a bordo, que tentavam chegar ao litoral europeu fugindo dos conflitos africanos. 

"É preciso promover e defender com coragem a verdade e a unidade da fé", disse o Papa, saudando o esforço daqueles que se dedicam a uma "nova evangelização", como Comunhão e Libertação e Focolares, entre outros. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios