Notícias

ARTE: Obra do pintor italiano Giotto di Bondone ganha exposição no Museu do Louvre, em Paris

O pintor italiano Giotto di Bondone (1267-1337), conhecido pelo primeiro nome, ganhou uma exposição em Paris, no museu do Louvre, que vai ficar em cartaz até o dia 15 de julho. "Giotto e seus companheiros" traz cerca de trinta obras, entre pinturas, esculturas e desenhos, do pintor italiano que pertencem a colecionadores franceses. "Esta exposição é um laboratório, um lugar de trabalho", explicou a curadora da exposição, Dominique Thiebaut. Nasceu perto de Florença, foi discípulo de Cinni di Pepo, mais conhecido na história da arte pela introdução da perspectiva na pintura, durante o Renascimento. Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto foi considerado por Bocaccio o precursor dapintura renascentista.

Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum.

Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até o Renascimento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios