Notícias

Parlamento italiano vota a favor de prisão do deputado Giancarlo Galan, do partido Forza Italia

O Parlamento italiano votou por 395 votos a favor e 138 contra pela prisão do deputado Giancarlo Galan (Forza Italia). Os parlamentares votaram secretamente e dois deles se abstiveram. O parlamentar está no centro de um escândalo de corrupção na cidade de Veneza.

A decisão da Câmara fez com que o advogado de Galan, Antonio Franchini, apresentasse um pedido de prisão domiciliar para o ex-ministro. Atualmente, o deputado está internado em um hospital italiano.

A votação no Parlamento derrubou a imunidade do deputado, que agora pode ser julgado pela Justiça da Itália. Um dos políticos que votaram a favor da prisão, Ignazio Messina, comemorou a decisão dos parlamentares. "Os italianos querem mais honestidade e menos imunidade e nós devemos dar o exemplo. Renzi não tem imunidade porque os senadores e deputados devem ter?", falou Messina.

Galan, que já foi ministro do governo de Silvio Berlusconi e governador de Vêneto, foi denunciado com outras 35 pessoas por corrupção, extorsão e lavagem de dinheiro durante a construção do sistema Mose, um complexo sistema de barreiras que evitam o alagamento de Veneza.

O projeto é uma das maiores obras públicas da história da Itália, com o custo de 5,5 bilhões de euros (R$ 16,5 bilhões) financiado inteiramente pelo Estado. Entre os mais de 30 detidos, está o prefeito da cidade, Giorgio Orsoni. O caso de corrupção irritou o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, que pediu que os políticos que se envolvem em crimes deveriam ser "banidos" da vida pública.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios