Notícias

Presidente Giorgio Napolitano abre os festejos pelo 150º aniversário da unificação nacional

O presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, inaugurou oficialmente os festejos pelo 150º aniversário da unificação nacional, com uma série de eventos em Genova, no norte do país.

Desta cidade em 5 de maio de 1860 partiu a expedição de Giuseppe Garibaldi rumo à Sicília, para reforçar a rebelião contra o Reino das Duas Sicílias.

Napolitano colocou uma coroa de louro no Quarto dei Mille (como se denomina atualmente este bairro de Genova, na costa da Liguria, em homenagem aos voluntários de Garibaldi), e sucessivamente presidiu uma cerimônia no porta-aviões Giuseppe Garibaldi, atracado no porto de Genova.

Em seu discurso, o presidente italiano destacou que as comemorações pelos 150 anos da unidade da Itália "não podem se transformar em polêmica com nenhum partido político, nem se tornar objeto de polêmicas alimentadas por preconceitos por parte de qualquer partido: há espaço para todos os pontos de vista e contribuições".

Na semana passada, a opinião pública italiana reagiu fortemente depois que o ministro da Simplificação normativa, Roberto Calderoli (da Liga Norte, aliada do governo), disse que provavelmente não participaria das celebrações porque estaria "ocupado na construção do federalismo".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios