Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Novo partido de Angelino Alfano faz 1ª reunião em Roma

O partido liderado pelo vice-premier italiano, Angelino Alfano, realizou sua primeira reunião oficial, em Roma. A legenda, intitulada "Nova Centro- Direita", contém 30 senadores, 29 deputados, sete parlamentares europeus, 16 assessores regionais e 88 conselheiros regionais.

O partido foi criado há uma semana, devido à dissolução do Povo da Liberdade (PDL) e às consequentes divisões no Forza Italia, ambas legendas lideradas pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Alfano, ex-braço direito de Berlusconi, foi recebido na reunião de seu novo partido com elogios, aplausos e gritos de "Angelino, Angelino!". "Confesso que estou muito emocionado, feliz e admirado por ser o sócio-fundador do maior partido de centro-direita da Itália", disse Alfano, em um discurso.

Ele destacou que seu principal objetivo é fazer a legenda vencer as eleições "com nossos princípios, valores e programas de governo". "Não deixamos a ala da centro-direita italiana, apenas não aderimos à Forza Italia, porque o partido não é mais o mesmo que conhecemos em 1994", disse o vice-premier. Após perder apoio dentro do PDL, Berlusconi anunciou recentemente a reativação do Forza Italia, partido que fundou há 20 anos. Líder da ala dissidente do PDL, Alfano, por sua vez, decidiu se unir a outros políticos para criar o movimento "Nova Centro-Direita".

Em seu discurso na reunião, Alfano mandou uma mensagem a Berlusconi, dizendo que, na nova legenda, "estão as pessoas que desejam o bem de Berlusconi, mas que haviam se cansado da ideia de que o nosso partido terminaria em mãos de radicais e extremistas, e que não aceitavam que a capacidade de síntese e grande equilíbrio do nosso premier fosse violentada todos os dias". O grande motivo do racha dentro do PDL foi o fato de Berlusconi ameaçar retirar seu apoio do governo do premier Enrico Letta caso tivesse seu mandato de senador cassado devido às suas condenações na justiça. Mais informações sobre novo o partido de Alfano, assim como seu logo oficial, serão apresentados em uma convenção nacional no dia 7 de dezembro, em Roma.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios