Notícias

Manifestação contra política econômica de Berlusconi reúne milhares de italianos em Roma


Milhares de pessoas participaram neste sábado, no centro de Roma, de uma manifestação convocada pelo sindicato metalúrgico Fiom, para protestar pela crise no setor e pela política econômica do Governo de Silvio Berlusconi e para exigir a renovação do convênio coletivo.

Manifestação contra Berlusconi
Os manifestantes fizeram dois cortejos que se encontraram na praça de São João de Latrão, local que é o símbolo das grandes manifestações da esquerda e dos sindicatos italianos, onde discursou o líder da Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL), a mais importante da Itália, Guglielmo Epifani.


"O país está à deriva, há meses está abandonado à sua sorte. Existe uma situação social muito preocupante, que exige uma mudança profunda nas políticas econômicas. Saímos às ruas para defender nossos direitos e o convênio coletivo, que não pode ser mais revogado", disse Epifani.

O dirigente sindical denunciou o aumento do desemprego na Itália e o fechamento de empresas, que, segundo ele, são dois problemas de muito difícil resolução sem o compromisso do Governo "e se as empresas aproveitarem a crise para reduzir os direitos dos trabalhadores".

Na Itália o desemprego afeta 8,3% da população ativa, num total de 2.079.000 pessoas sem postos de trabalho.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios