
Três migrantes desapareceram no Mar Mediterrâneo após uma tentativa desesperada de se jogar no mar para atrair a atenção de uma embarcação distante do pequeno barco em que viajavam.
O incidente foi relatado pelos outros passageiros que os acompanhavam na travessia e foram socorridos no Canal da Sicília.
Dois dos mortos eram da Guiné, e o outro, um menor de idade, de Camarões, países da África Subsaariana. Segundo os migrantes, o grupo avistou um barco, provavelmente um pesqueiro, e o seguiu durante horas, até a embarcação em que estavam ficar sem combustível.
Em seguida, os três decidiram se jogar no mar para tentar se aproximar do barco e chamar atenção para que todos fossem socorridos, mas acabaram desaparecendo sob as ondas.
Mais tarde, os cerca de 50 deslocados que continuaram na embarcação foram resgatados pela Guarda Costeira e levados para a ilha italiana de Lampedusa, incluindo uma menina gravemente desidratada.
O barco tinha seis metros de comprimento e havia zarpado de El Amra, na Tunísia, país situado a cerca de 100 quilômetros em linha reta de Lampedusa.
Desde o início do ano, segundo o Ministério do Interior, 37,3 mil migrantes forçados desembarcaram na Itália pelo Mediterrâneo, número um pouco maior que os 35,7 mil registrados no mesmo período de 2024.