Notícias

Economia foi o tema central discutido entre Lula e Berlusconi

O premier italiano, Silvio Berlusconi, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiram temas relacionados à economia, segundo informou uma nota do governo da Itália após o encontro realizado no Palazzo Chigi.

"A conversa, marcada por um clima de grande cordialidade, abordou centralmente questões econômicas, diante da grande presença italiana no país sul-americano", diz o comunicado.

 

A nota informa também que "Berlusconi expressou sua satisfação pelos resultados da reunião do Conselho Ítalo-Brasileiro e do Fórum Empresarial de São Paulo, realizados na última semana".

A IV Reunião do Conselho Ítalo-Brasileiro de Cooperação Econômica, Industrial, Financeira e para o Desenvolvimento aconteceu no último dia 9 em Brasília, e contou com a participação de políticos italianos, como o vice-ministro italiano das Relações Exteriores, Vincenzo Scotti. 

Já o II Fórum Econômico Brasil-Itália: Customização, inovações, tecnológicas e competitividade para atuar em escala global foi realizado em São Paulo também na última semana. Entre os presentes esteve o ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Claudio Scajola. 
 

Após o encontro, Lula, por sua vez, afirmou que o caso de Cesare Battisti foi um dos temas da reunião. 

O italiano que está detido no Brasil e é condenado à prisão perpétua na Itália, aguarda julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pedido de extradição apresentado pelo Estado italiano. Em janeiro passado, ele também recebeu do governo brasileiro o status de refugiado político. 

Sem dar detalhes sobre o almoço, o presidente voltou a afirmar que o destino de Battisti está nas mãos do STF. 
 

Após a reunião com Berlusconi, Lula — que chegou à Itália no sábado passado — deve retornar ao Brasil. O mandatário também participou da Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios