Notícias

Emissora se nega a transmitir trailer de filme sobre Berlusconi

A televisão pública italiana Rai decidiu não transmitir o vídeo promocional do filme Silvio Forever, definida por seus criadores como uma "biografia não autorizada" do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Em comunicado emitido, a Rai precisou que não existe nenhum tipo de "censura" em sua decisão, mas se baseia em uma questão de "oportunidade".

"O anúncio do filme foi considerado inoportuno pela estrutura da Rai", já que reproduz as declarações de uma pessoa falecida, em alusão às imagens do início do filme nas quais aparece a mãe de Berlusconi. A Rai assinala que sem essas imagens o vídeo poderá voltar a ser avaliado.

Um dos responsáveis pelo filme, o jornalista Gian Antonio Stella, manifestou, após o anúncio da decisão da emissora, que os cidadãos que devem julgar, enquanto a associação Articolo 21, que defende a livre informação, comentou que se trata de "um delírio censor que deve ser parado".

Silvio Forever foi escrito por Sergio Rizzo e Gian Antonio Stella, autores do livro A Casta, um sucesso editorial na Itália no qual descreve com detalhes a política atual.

A estreia do filme está prevista para o 25 de março e consiste em uma montagem com imagens de arquivo que percorrem a trajetória política, empresarial e humana de Berlusconi.

Em 2009, a Rai registrou um caso similar quando os responsáveis da emissora proibiram a emissão do trailer de um documentário crítico com Berlusconi intitulado Videocracy, que narrava o nascimento e a evolução do grupo de comunicação Mediaset, propriedade do líder.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios