Notícias

Estado de emergência ambiental será decretado por naufrágio na Itália

O estado de emergência será decretado para adotar medidas concretas em tempo acelerado, diante do desafio de evitar a dispersão no mar de mais de 2 mil toneladas de combustível armazenado nos tanques do navio "Costa Concordia", disse hoje o ministro italiano do Meio Ambiente, Corrado Clini.

"Precisamos proceder com urgência, em um curto espaço de tempo", comentou o ministro ao canal privado 5.

Clini tem pressa porque as condições meteorológicas estão prestes a mudar e também para evitar e prevenir riscos ambientais, porque seria muito difícil de avaliar os efeitos de uma eventual ruptura dos tanques de combustível.

O funcionário disse que "há riscos do navio afundar mais e não existem meios mecânicos para retê-lo. Estamos operando em uma situação extrema".

"Pedimos à companhia Costa, o mais tardar até amanhã, o plano de trabalho para esvaziar os tanques, e, em até 10 dias, o plano para remover o navio", anunciou o ministro.

"O que estou propondo e espero concretizar nos próximos dias é um acordo com as companhias de cruzeiro, um plano de trabalho, de comportamento e de gestão de rotas para promover o turismo", acrescentou.

Clini disse que "é do interesse dessas empresas ter um meio ambiente bem conservado e uma paisagem bonita para contemplar.

Esta seria uma medida administrativa, e não uma lei, e espero que não haja dificuldades".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios