Notícias

Estatal ChemChina aumenta sua fatia na italiana Pirelli

A estatal química ChemChina comprou os 1,57% que a Edizione, holding da família italiana Benetton, detém diretamente na Pirelli. Além disso, o acordo prevê a cessão para o grupo chinês de uma participação indireta de 3,03%.

Segundo uma nota oficial, a negociação foi fechada ao preço de 15 euros por ação. Com isso, a ChemChina – acrônimo de China National Chemical Corporation – atinge uma fatia potencial de mais de 30% na fabricante de pneus.

No último dia 22 de março, o grupo financeiro Camfin, principal sócio da Pirelli, já havia chegado a um acordo para vender sua parcela (26,2%) a uma holding que será constituída na Itália e controlada pelo colosso chinês.

O preço dessa tratativa também foi fixado em 15 euros por ação, totalizando mais de 7 bilhões de euros. A estatal química terá 65% da nova holding, e os outros 35% serão divididos entre a russa Rosneft e bancos e investidores italianos, incluindo o atual presidente da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, que seguirá no cargo.

Além disso, o centro de pesquisas e a sede da companhia também continuarão na Itália. Contudo, a cessão da participação indireta da Edizione na fabricante de pneus só será concluída se o Camfin efetivamente repassar suas ações para a holding controlada pela ChemChina nos termos conhecidos atualmente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios