Notícias

Europa negocia volta de controle interno de fronteiras

Os ministros de Interior dos países da UE (União Europeia) começaram as negociações para modificar o tratado de Schengen – documento que estabeleceu a liberdade de circulação entre os países europeus. O objetivo é permitir a volta temporária do controle interno de fronteiras em casos excepcionais – como a chegada em massa de imigrantes.

França e Itália defendem essa modificação por causa da onda de imigrantes procedentes do Norte da África nos últimos meses. Os chefes de Estado e de governo da UE apoiaram a mudança em junho.

A Comissão Europeia (o órgão executivo da UE) apresentará uma proposta concreta a respeito dessa questão em setembro e em sua elaboração levará em conta a opinião dos ministros europeus.

Países como Espanha e Polônia (que agora ocupa a Presidência rotativa da UE) são contrários à reintrodução de fronteiras e defendem que só se tome este tipo de medidas como último recurso e em situações nas quais não exista alternativa.

As normas atuais de Schengen já preveem interrupções momentâneas da livre circulação, o que provocou uma série de ações individuais em cadeia como as de França e Dinamarca.

Atualmente fazem parte do espaço Schengen todos os países da UE salvo Reino Unido, República da Irlanda, Chipre, Romênia e Bulgária, embora se espere que os dois últimos entrem no futuro próximo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios