Notícias

NEVE E FRIO: Mau tempo provoca desabastecimento na Itália

A oferta de legumes e outros produtos perecíveis caiu em pelo menos 30% devido ao mau tempo que castiga a Itália. O abastecimento é lento e desigual em todo o país, onde em alguns povoados isolados os supermercados fecharam ou estão com as prateleiras completamente vazias, enquanto a situação é melhor na cidade de Roma.

É o que mostra um monitoramento da Coldiretti (a associação que reúne mais de um milhão de produtores agrícolas), que mobilizou 10 mil tratores para ajudar os governos provinciais e municipais a restaurar a circulação.

A situação continua difícil, diz a Coldiretti, para quem "o prejuízo à indústria de alimentos já é de € 100 milhões não só devido às dificuldades de transporte (que impediram a entrega de mais de 100 mil toneladas de frutas, verduras, ovos, leite fresco e outros produtos perecíveis), mas também porque as plantas morrem soterradas pela neve ou queimadas pelo gelo".

Para a organização agrícola "os preços de produção e de atacado atualmente estão estáveis, mas se teme a especulação no varejo", enquanto "se registra um aumento nos custos de aquecimento das estufas: o gelo queima as culturas invernais de repolho, couve, acelga, chicória, alcachofra, almeirão e brócolis e, se continuar, também matará videiras e oliveiras, como ocorreu em 1985, com danos incalculáveis no longo prazo".

Além disso, "pelo menos dois milhões de vacas e porcos, isolados em estábulos, correm o risco de ficarem sem água e comida pelas dificuldades em assegurar o fornecimento das rações pelas estradas, e pelos danos do gelo às tubulações que levam água aos bebedouros. Há também casos em que estábulos, estufas ou estruturas agrícolas cederem sob o peso da neve", alerta a Coldiretti.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios