Notícias

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Risco de desertificação na Itália é de 21%

A falta de água mata mais do que uma guerra: no mundo, mais de um bilhão de pessoas têm sede, 2,4 bilhões não contam com água potável e não contaminada, 8 milhões de pessoas morrem devido a doenças decorrentes da falta de água para beber e, entre estas, 80% vivem em áreas rurais.

Estes números impressionantes foram lembrados pelo presidente da Confederação Italiana dos Agricultores (CIA), Giuseppe Politi, em função do Dia Mundial da Água comemorado neste dia 22.

O tema está profundamente ligado ao da segurança alimentar: para produzir a quantidade diária de alimento que uma pessoa consome, são necessários entre 2 mil e 5 mil litros de água.

A questão não é só da África, também nos diz respeito. Basta pensar, recorda a CIA, que as zonas europeias sujeitas ao estresse hídrico estão destinada a passar dos 19% atuais para 35% na década de 2070.

Na Itália, 21% do território está ameaçado de desertificação, ou 41% se considerarmos apenas o sul. Nos últimos 40 anos este fenômeno determinou uma redução de 30% da capacidade de retenção e controle hídrico, comprometendo as lavouras e aumentando o risco de deslizamentos. Por isso, a associação apela para a promoção de um desenvolvimento agrícola sustentável, com foco na pesquisa tecnológica.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios