Notícias

Itália e Espanha fazem transplante de rins inédito

Equipes de saúde de Pádua, na Itália, e de Barcelona e Bilbao, na Espanha, se uniram para realizar um triplo transplante cruzado renal com doadores vivos, processo realizado pela primeira vez no mundo.

A maratona de 18 horas foi fruto de uma parceria entre o Centro Nacional de Transplantes da Itália e pela Organização Nacional de Transplantes da Espanha no dia 20 de junho.

O processo começou na Itália, com a captação do rim de uma doadora voluntária. Da cidade de Pádua, o órgão foi levado para o aeroporto de Linate, em Milão, e transferido para Barcelona.

No local foi feita uma troca: o rim da doadora italiana foi entregue e levado para o transplante, enquanto que a equipe italiana recebeu um segundo rim de uma doadora espanhola.

Esse órgão, por sua vez, foi levado para Bilbao, também na Espanha, e trocado por um terceiro. As trocas foram necessárias por questões de compatibilidade imunológica.

Após os procedimentos cirúrgicos, todos os doadores e receptores passam bem. O diretor do Centro Nacional de Transplantes italiano, Massimo Cardillo, considerou a iniciativa “um evento excepcional”.

“E se insere no esforço mais amplo que estamos desenvolvendo para a promoção da doação de rins por doadores vivos, que na grande maioria das vezes pode ser realizado por familiares do paciente”, destacou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios