Notícias

Itália eleva relações diplomáticas com a Palestina

O governo italiano decidiu elevar as relações diplomáticas com a Autoridade Nacional Palestina (ANP), segundo anunciou o presidente Giorgio Napolitano.

"Tenho a responsabilidade de anunciar a decisão do governo, recebida por mim com grande satisfação, de elevar a delegação diplomática da Autoridade Nacional Palestina na Itália", disse o chefe de Estado, que está em Belém, como parte de um giro por Israel e territórios palestinos.

"Como consequência, o líder da missão diplomática vai ser acreditado como embaixador palestino em Roma", explicou Napolitano, ratificando que a Itália é à favor da criação de um Estado palestino.

O anúncio foi recebido com aplausos pelos presentes. Já o representante diplomático palestino em Roma, Sabri Ateyeh, disse à ANSA que este é um "gesto que ajuda a paz na região mediterrânea".

"Estou feliz com o anúncio do presidente Napolitano, que reflete o apoio do povo italiano ao processo de paz e ao povo palestino", afirmou.

Napolitano se reuniu com o presidente da ANP, Mahmoud Abbas. Após o encontro, em uma coletiva de imprensa, o líder palestino comentou que está disposto a voltar para uma mesa de negociações com Israel, desde que sejam interrompidas as construções de colônias em territórios palestinos.

Ele também destacou que a reconciliação entre o Fatah e o Hamas "não terá nenhum efeito no processo de paz".

"O Hamas é uma força política e faz parte do povo palestino. Ninguém pode negar isso, mesmo que no passado tenha sido registrada alguma divergência", explicou, ressaltando que "nenhum acordo de paz pode ser possível sem a reconciliação palestina".

Napolitano se encontrou, em Jerusalém, com o presidente israelense, Shimon Peres, e com o primeiro-ministro, Benyamin Netanyahu.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios