Notícias

Itália oferece ajuda após grave terremoto na Turquia e na Síria. Turquia aceita ajuda

Um terremoto de magnitude 7.8 na escala Richter matou mais de 2,5 mil pessoas na Síria e na Turquia.

O abalo sísmico ocorreu às 4h17 da madrugada (horário local), com epicentro perto da cidade turca de Gaziantep, quase na fronteira síria. Cerca de nove horas depois, uma réplica de 7.5 foi registrada a cerca de quatro quilômetros de Ekinozu.

Até o momento, as autoridades confirmam 1.651 mortos na Turquia e 928 na Síria, considerando tanto as áreas controladas pelo regime de Bashar al-Assad quanto as zonas rebeldes.

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, enviou uma mensagem de solidariedade a Erdogan. “Soube com profunda tristeza e acompanho com atenção as notícias sobre o terremoto que atingiu de forma tão grave a zona sudeste da Turquia. Neste momento de luto, a Itália está próxima, com sentimentos de solidariedade, à dor do amigo povo turco”, afirmou.

A premiê Giorgia Meloni, por sua vez, expressou “proximidade e solidariedade às populações atingidas” e destacou que acompanha as notícias sobre o terremoto “constantemente”. O ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, colocou a Defesa Civil do país à disposição da Turquia.

A Itália chegou a emitir um alerta de possível tsunami para o sul do país após o terremoto, mas já revogou o alarme.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse que a Turquia aceitou a ajuda de uma equipe de busca e socorro do Corpo de Bombeiros.

“Partiu a equipe de reconhecimento da nossa Defesa Civil. Partirá também aquela operacional de socorro. A Itália se distingue sempre por sua solidariedade”, escreveu Tajani no Twitter.

Pouco antes, o ministro do Interior, Matteo Piantedosi, havia dito que a Itália também ajudaria com recursos “de natureza tecnológica” e que a partida para a Turquia era “questão de horas”. “Nós italianos sabemos bem o que significa viver dramas desse tipo, então nos dispomos a ser partícipes em todo tipo de ajuda”, acrescentou.

Já o presidente Sergio Mattarella enviou uma mensagem de solidariedade a Erdogan. “Soube com profunda tristeza e acompanho com atenção as notícias sobre o terremoto que atingiu de forma tão grave a zona sudeste da Turquia. Neste momento de luto, a Itália está próxima, com sentimentos de solidariedade, à dor do amigo povo turco”, afirmou.

A premiê Giorgia Meloni, por sua vez, expressou “proximidade e solidariedade às populações atingidas” e destacou que acompanha as notícias sobre o terremoto “constantemente”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios