Notícias

Jornalista italiano é preso no México por porte de drogas

O jornalista italiano Gianni Proiettis, colaborador do jornal "Il Manifesto", classificou como "um atentado à liberdade de imprensa" sua detenção por porte ilegal de maconha que ocorreu ontem em Chiapas, no sul do México.

"Certamente escrevi algo que desagradou algum político", disse o jornalista, que chegou a duvidar que este seja o verdadeiro motivo de sua prisão, devido ao teor crítico de suas matérias, que costumam ser contra as autoridades federais.

Proiettis foi detido e libertado nove horas mais tarde, ocasião em que Mónica Domínguez, secretária particular do subprocurador geral da Justiça do Estado, Jorge Culebro Damas, comunicou que sua prisão foi um mal entendido, "uma confusão". 

O jornalista destacou que os policiais encarregados em nenhum momento o informaram do motivo da acusação e o transferiram para a unidade de atenção ao tráfico de drogas, com sede na cidade de Tuxtla Gutiérrez, capital do estado de Chiapas. 

O jornalista é um imigrante legal e leciona antropologia desde 1993 na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Tuxtla Gutiérrez e em 1994 começou a colaborar com a publicação italiana de orientação progressista "Il Manifesto", no mesmo ano em que surgiu o Exército Zapatista de Libertação Nacional. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios