Notícias

Julgamento de Silvio Berlusconi é adiado para 31 de maio

O julgamento do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que deveria começar nesta quarta-feira na Itália, foi adiado para 31 de Maio. "Il Cavaliere", como se esperava, não esteve presente na primeira sessão de um julgamento que tem 132 testemunhas de acusação e 78 de defesa.

Silvio Berluscioni é acusado de abuso de poder e prostituição com menores, num processo com mais de 20 mil páginas. Berlusconi é acusado de ter tido sexo com "um número significativo" de jovens profissionais do sexo. Embora frequentar prostitutas não seja ilegal em Itália, passa a ser crime, punível com prisão, no caso de estas terem menos de 18 anos

A imprensa apelidou o caso de "Rubygate", porque uma das prostitutas em que Berlusconi teria supostamente se envolvido usava o nome profissional de "Ruby". A jovem dançarina marroquina tinha na ocasião 17 anos, segundo dados da acusação.

Meses depois, Berlusconi teria, segundo os promotores, usado a sua influência para conseguir a libertação da jovem que tinha sido detida por suspeita de roubo. Segundo os magistrados, o primeiro-ministro fez uma chamada para a polícia, por temer que o seu envolvimento com "Ruby" fosse tornado público.

Iris Berardi, uma brasileira de 17 anos e conhecida prostituta, é outras das mulheres suspeita de estar envolvida com o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. Segundo os documentos aprsentados em tribunal, foram as escutas telefónicas que permitiram aos investigadores concluir que a jovem brasileira esteve pelo menos 30 vezes na residência do primeiro-ministro em Milão em 2010. Em novembro de 2009, cerca de um mês antes de completar 18 anos, Iris Berardi já tinha estado em pelo menos duas festas organizadas pelo primeiro-ministro, revelam as investigações.

O primeiro-ministro italiano disse há dias que tencionava participar nas audiências de todos os processos judiciais nos quais está acusado, mas hoje enviou uma carta ao tribunal, explicando que a sua ausência de devia a "compromissos institucionais".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios