Notícias

Mais de 710 mil imigrantes ilegais entraram na União Europeia até setembro deste ano

Cerca de 710 mil imigrantes entraram na União Europeia (UE) nos primeiros nove meses do ano, informou a Agência de Controle de Fronteiras Exteriores (Frontex), ligada ao bloco.

Ainda de acordo com relatório, apenas em setembro, a cifra foi de 170 mil.

As ilhas gregas, em especial a pequena Lesbos, são umas das maiores destinações dos imigrantes, onde desembarcaram cerca de 350 mil pessoas entre janeiro e setembro deste ano, sendo quase 50 mil apenas no último mês.

Segundo a Frontex, se tratam de sírios em sua maioria, que fogem da guerra civil que teve início em março de 2011 ou dos avanços dos jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis).

Na rota dos Balcãs, a Hungria registrou mais de 204 mil chegadas em suas fronteiras, 13 vezes mais que o registrado no mesmo período de 2014. Além disso, calcula-se que ao menos 97 mil pessoas, ainda não incluídas nos números oficiais, entraram na UE por meio da Croácia a partir de meados de setembro, após a Hungria fechar suas fronteiras com a Sérvia.

A crise imigratória voltará a ser tema de discussão no final desta semana em uma cúpula de chefes de Estado e de Governo da UE em Bruxelas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios