Notícias

Morre em Milão, aos 84 anos, a italiana Gae Aulenti, considerada como a “senhora da arquitetura”

Gae Aulenti, a senhora da arquitetura italiana, morreu em Milão. Famosa entre outros pelo projeto do Museu de Orsay em Paris, ela se manteve vital e ativa até o final, mas há algum tempo lutava contra uma doença incurável.

Aos 84 anos, Gae Aulenti morreu com a discrição que sempre a caracterizou em vida: ela faleceu em sua amada casa, no elegante bairro milanês de Brera, à sombra da homônima pinacoteca, assistida por sua única filha, Giovanna.

Nascida em Palazzolo della Stella, na província de Udine (nordeste da Itália) em dezembro de 1927 (em um mês faria 85 anos), Gae (abreviação de Gaetana, um nome que ela odiava), graduou-se em 1953 no Instituto Politécnico do Estado e imediatamente começou a trabalhar, estabelecendo-se em Milão.

Eram os anos da reconstrução e a capital lombarda havia sofrido a devastação na Segunda Guerra Mundial. Então, a cidade inteira se dedicava com afinco para recuperar o mote de capital moral da Itália.

Seus primeiros projetos foram para Adriano Olivetti, aquele das famosíssimas máquinas de escrever, que encomendou a ela "showrooms" em Paris e Buenos Aires.

Ao longo de quase 60 anos de carreira, Gae Aulenti cobriu todos os aspectos de seu ofício, mas expandiu suas fronteiras projetando cenários para o teatro (sobretudo com Luca Ronconi), interessando-se por decoração de interiores com a famosa revista "Casabella" e se dedicando ao ensino. Ela também frequentou dois grandes arquitetos de meados do século XX, como Giuseppe Samoná e Ernesto Nathan Rogers.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios