Notícias

Papa Francisco teve papel primordial nas negociações entre Cuba e Estados Unidos

O Papa Francisco teve um papel importante na normalização das relações entre Cuba e Estados Unidos, que resultaram nas mudanças. O pontífice teria enviado uma carta de teor bastante pessoal a Barack Obama e Raul Castro, segundo uma fonte da Casa Branca.

Na carta, o Papa teria pedido às duas partes que encerrassem a relação hostil. A carta "nos deu um forte ímpeto para prosseguir", afirmou a fonte. O Vaticano teria sido o único governo a participar das negociações entre os dois países. A maior parte das conversas teriam acontecido no Canadá, a partir da primavera deste ano no Hemisfério Norte (outono no Brasil), mas o acordo final teria sido negociado no Vaticano, facilitado por Francisco.

Durante o encontro que Obama teve com o Papa em março deste ano, a relação com a ilha foi o assunto mais discutido por ambos, segundo a fonte. Naquela época, o presidente americano já havia iniciado as conversas com Cuba.

Durante os anúncios da retomada das relações diplomáticas tanto Obama quanto Castro agradeceram ao Papa Francisco. "O papa Francisco mostrou-se muito importante e se engajou nesse compromisso", afirmou Obama. O presidente de Cuba também agradeceu o governo do Canadá por ter facilitado o diálogo de "alto nível".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios