Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Partido M5S pede impeachment do presidente da Itália

O político e comediante Beppe Grillo, líder do Movimento 5 Estrelas (M5S), terceira força política na Itália, publicou em seu blog um longo texto que questiona se não é o momento de entrar com um processo de impeachment contra o presidente italiano, Giorgio Napolitano, que foi acusado pelo partido de querer livrar Silvio Berlusconi da cadeia ao pedir anistia e indulto para presidiários por conta das péssimas condições dos centros de detenção do país.

"Napolitano serviu-se dos poderes previstos na Constituição não para defender a legalidade constitucional, mas para defender a todo custo a união entre o PDL [Povo da Liberdade, partido de Berlusconi] e o PD [Partido Democrático, do premier Enrico Letta]. É evidente que esse presidente da República não representa mais a unidade da nação, mas apenas uma parte do país: aquela que tentará, com todos os meios à sua disposição, salvar Berlusconi", diz o texto de Paolo Becchi, consultor jurídico do M5S, no blog de Grillo.

Becchi acrescenta que o presidente italiano levou suas prerrogativas para além dos limites previstos pela Constituição e desvirtuou a moral da figura do chefe de Estado. "O impeachment é o momento em que o Parlamento avalia a conduta do rei: com base na Constituição, o acusa, o julga e o condena politicamente", salienta o jurista. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios