Notícias

Primeiro-ministro italiano Mario Monti vê flexibilidade em recapitalização bancária

O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, afirmou que o fundo de resgate permanente da zona do euro será capaz de recapitalizar bancos diretamente desde que o país que buscar ajuda estiver sob os cuidados de um regulador europeu.

No final da cúpula da União Europeia (UE), Monti afirmou que injeções diretas de dinheiro do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês) será possível "em algum momento de 2013", quando o processo de centralizar a supervisão bancária estiver completa.

Ele sugeriu que os países podem buscar recapitalização antes que todos os países tenham feito as mudanças legislativas necessárias.

"Não é necessário, na minha visão, que o mecanismo de supervisão que irá fiscalizar todos os bancos europeus esteja completamente operacional –desde que alguns deles já estejam sendo monitorados– para que alguns busquem recapitalização direta sem pedir aprovação adicional dos Estados-membros", disse Monti a repórteres.

Monti afirmou ainda que a preocupação com a enorme dívida da Itália havia diminuído com a queda dos yields e com a renovada popularidade dos títulos italianos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios