Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi evita “festa” por vitória em eleição europeia

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, participou em Roma de um encontro da direção do Partido Democrático (PD), do qual é líder e secretário. A reunião aconteceu quatro dias após a grande vitória da legenda de centro-esquerda nas eleições europeias no país, quando obteve 40,81% dos votos, mas o premier evitou criar um clima de oba-oba entre seus correligionários.

"Esse encontro não deve ser uma ocasião para fazer festa, mas sim para uma reflexão e uma análise da votação, com um sorriso, para tentar entender o que temos que fazer e como proceder nos próximos meses. O resultado nos enche de alegria e entusiasmo, mas também de uma extraordinária responsabilidade", afirmou o primeiro-ministro.

Para se ter uma ideia da importância da vitória do PD, a sigla terá a maior bancada dentro do Partido Socialista Europeu (PSE), que é a segunda força do Parlamento da União Europeia. Além disso, a Itália foi um dos raros países – o único entre as maiores economias do continente – onde a esquerda prevaleceu sobre a direita, e com folga.

"As medidas atuais da UE em um momento de crise não dão uma resposta suficiente para atender às expectativas dos cidadãos. A Europa deve mudar porque a alternativa à mudança é uma Europa que não se salva. A tarefa do PD é enorme", acrescentou Renzi, indicando uma abordagem mais agressiva da legenda no Congresso da UE.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios