Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi: “Presidente será eleito até o fim do mês”

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, disse que até o final deste mês o país deverá ter um novo presidente da República. A declaração foi dada durante o lançamento de um livro sobre corrupção, em Roma.

"Há tantos homens e mulheres capazes de ocupar esse papel, da última vez a política não conseguiu, mas desta vez não podemos falhar", declarou o premier, fazendo referência às eleições presidenciais de 2013. Na ocasião, o Congresso foi incapaz de chegar a um consenso em torno de um nome, tendo de apelar para a reeleição de Giorgio Napolitano, algo inédito na história do país.

No entanto, Renzi não quis antecipar quem a base aliada irá indicar ao cargo. "É ridículo para as instituições discutir sobre nomes. Devemos debater o perfil de um grande árbitro que ajude o país a crescer. Estamos falando do futuro das instituições, não da escolha de uma pessoa", acrescentou.

Além disso, o primeiro-ministro expressou sua "gratidão, emoção e comoção" pelo trabalho desenvolvido por Napolitano durante seus quase nove anos na Presidência da República.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios