Notícias

Protesto de manifestantes contra austeridade do governo italiano termina em confrontos com a polícia

Após aprovadas novas medidas para combater a ameaça de crise financeira na Itália, centenas de manifestantes protestaram à porta do parlamento, em Roma, contra o reforço da austeridade, numa manifestação que acabou em confrontos com a polícia local.

O governo de Silvio Berlusconi aprovou o segundo plano de ajustamento econômico. Novos impostos, cortes na despesa e reformas no sistema de pensões foram algumas das medidas que foram a votos na câmara baixa do parlamento, em Roma. 

No exterior, centenas de pessoas protestaram contra o anunciado reforço da austeridade, lançando bombas de fumo e pedras contra montras de lojas, o que obrigou a polícia a perseguir os desordeiros e dissipar a multidão da área circundante ao parlamento. 

De acordo com o Corriere della Serra, os manifestantes ripostavam com o lançamento de corações de animais, numa alusão às declarações proferidas por Silvio Berlusconi nos últimos dias, em que o primeiro-ministro afirmou que os apertos fiscais provocados pelas medidas de austeridade lhe colocavam o coração em sangue.

O descontentamento da população italiana coloca o país na iminência de uma eventual erupção de protestos à escala dos que já sucederam em outros países europeus, como a Espanha e Grécia. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios