Notícias

Secretário do partido Liga Norte Roberto Maroni propõe referendo sobre o euro em 2013

Um referendo sobre o euro em 2013 é a proposta do secretário da Liga Norte Roberto Maroni lançada nas colunas do República, que destacou que a iniciativa "não é isolada" na Europa.

"No final de agosto – disse o ex-ministro do Interior, apresentaremos ao Supremo Tribunal uma proposta de lei de iniciativa popular para associar às políticas de 2013 um referendo, no qual os cidadãos italianos poderão expressar-se sobre o euro. Quero coletar milhões de assinaturas".

O objetivo, acrescenta ele, é realizar um referendo similar "em todos os países-membros antes das eleições europeias de 2014". O cenário pretendido, em caso de vitória do "não" ao euro é, para o expoente da Liga, "uma nova zona do euro com o norte de Itália incluído nela".
Maroni observa que a análise da Liga (Carroccio) há 10 anos "provou ser correta": a Europa "fracassou", estamos nos movendo rumo "a um Estado único, que tem todas as características do Leviatã de Thomas Hobbes (1587-1666)".

"A nossa é uma visão não antieuropeia, mas neoeuropeia, e somos os únicos a tê-la", diz ainda Maroni, que também fez referência ao presidente da Região Lombardia, Roberto Formigoni: "Aparentemente ele pensa em uma maxi-Lombardia, que rouba um pedaço do Veneto e outro do Piemonte. Isso não é bom, não nos interessa e é equivocado. Melhor seria se ele dissesse sem delongas se será candidato nas próximas eleições. Em caso positivo, ele deve renunciar ao cargo de governador e em 2013 votaremos para as políticas e também para a Lombardia".

Em fins de setembro, o ministro Corrado Passera (Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura) lançará um projeto político de uma "federação de todos os movimentos nortistas ao redor da Liga", concluiu Maroni.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios