Notícias

Universitários italianos visitam o Museu do Futebol, em São Paulo

Universitários do Politécnico de Torino, do curso de arquitetura, visitaram o Museu do Futebol em São Paulo. A Rádio Italiana acompanhou a visita, na última terça-feira.

 

Além de Andrea Rosada, Arianna Casale e Marina Castrovillari do Politécnico, estiveram presentes o jovem italiano jogador de futebol, Pietro Mastrogiacomo, o radialista Waldemar Manassero e o jornalista Fabio Botto.

 

O primeiro Museu do Futebol do país, está instalado no Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, em São Paulo.

 

O Museu permite aos visitantes entender como o futebol, um esporte inglês, de elite, aos poucos ganhou novos traços e se tornou brasileiro, popular e mestiço, como a própria cultura brasileira.

 

A partir de três eixos – emoção, história e diversão, o museu conta a história do futebol. Mostra, por exemplo, o que futebol tem a ver com arte, o impacto do esporte na vida das pessoas, a história das Copas do Mundo, além de garantir a interatividade com o público.

 

Os visitantes tem acesso a uma seqüência de experiências visuais e sonoras que relacionam o esporte e a vida brasileira no século XX. Ao todo, são seis horas de imagens exibidas em vídeos no Museu.

 

O Museu ocupa uma área de 6,9 mil metros quadrados, no chamado ‘avesso’ das arquibancadas, ou seja, dentro de um espaço que fica embaixo das arquibancadas, na entrada principal do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o nome oficial do Pacaembu.

 

Ele ocupa o espaço que antes compunha os alojamentos e restaurante, que já não eram utilizados. Orçado em R$ 32,5 milhões, o Museu foi uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, com a parceria da Fundação Roberto Marinho, que captou recursos com a iniciativa privada, pela Lei Rouanet.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios