Notícias

Variante Delta já responde por mais de 20% dos novos casos de Covid na Itália

Enquanto os casos de coronavírus continuam em queda na Itália, a variante Delta do Sars-CoV-2 segue a caminho de se tornar predominante e já responde por uma a cada cinco novas infecções no país.

De acordo com estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, a variante B.1.167.2, antes conhecida como “indiana”, apresenta prevalência de 22,7%, um crescimento de mais de 20 pontos em relação a meados de maio, quando a taxa era de 1%.

Em algumas regiões, como Friuli Veneza Giulia (70,6%), Sardenha (66,7%) e Abruzzo (56,3%), a variante Delta já é predominante.

Os dados são obtidos a partir de uma pesquisa por amostragem realizada regularmente pelo governo italiano para monitorar a disseminação das variantes do novo coronavírus. Laboratórios coletam amostras do Sars-CoV 2 de pessoas infectadas e fazem o sequenciamento genético para identificar as mutações.

A prevalência da variante Gamma (P.1), antes conhecida como “brasileira”, também aumentou, passando de 7,3% em maio para 11,8% na pesquisa mais recente, com pico de 37,5% na Umbria.

Por sua vez, a variante Alpha (B.1.1.7), que era chamada de “britânica” e antes correspondia a 88,1% dos novos casos na Itália, agora responde por 57,8%. Os números se referem a amostras coletadas em 22 de junho.

“O crescimento da prevalência da variante Delta é um dado esperado, mas que deve ser monitorado com grande atenção. É fundamental continuar o rastreamento sistemático dos casos para identificar focos de contágio e completar a vacinação o quanto antes”, disse o presidente do Instituto Superior da Saúde, Silvio Brusaferro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios