Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi promete 8 bilhões de euros para plano europeu

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, confirmou em sua conta no Twitter que o país vai contribuir com 8 bilhões de euros para o plano de investimentos lançado pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

"A Europa mudou ao longo do último ano. As palavras de ordem, que antes eram 'estabilidade' e 'austeridade', agora são 'crescimento', 'reformas' e 'investimentos'", escreveu no Facebook o premier italiano, que sempre criticou o excesso de rigor fiscal na União Europeia.

Segundo o ministro da Economia de Roma, Pier Carlo Padoan, o governo vai trabalhar para que esse montante seja alocado em plataformas de "interesse nacional", ainda que os critérios do projeto de Juncker não sigam fatores geopolíticos. Dessa forma, não haverá "cotas" para cada país, mas os que participarem terão um retorno direto do seu investimento.

Na Itália, os recursos devem beneficiar iniciativas na área de infraestrutura e de apoio a pequenas e médias empresas. O plano prevê a criação do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (EFSI, na sigla em inglês), que já nascerá com um orçamento de 21 bilhões de euros, isso sem contar as contribuições dos Estados.

Uma comissão independente formada por membros da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento (BEI) irá selecionar os projetos que serão financiados. O modelo desenhado por Juncker ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu, o que deve ocorrer até o verão boreal, para que o fundo comece a funcionar em setembro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios