Gastronomia

Exportação do vinho italiano bate recorde no mundo

As exportações de vinho italiano tiveram um aumento recorde no mundo devido ao crescimento nos mercados da União Européia (UE) e dos Estados Unidos.

A informação surge de uma análise da Coldiretti, a organização italiana de representação de pessoas e empresas que operam na área agrícola, baseada nos dados de uma pesquisa do Instituto de Estatísticas Italiano (Istat) sobre o comércio exterior do país europeu relativos ao primeiro quadrimestre de 2010.

Segundo a Coldiretti é um ponto positivo para o vinho italiano que demonstra a presença de novas e relevantes oportunidades de crescimento com um efeito que impulsiona toda a produção italiana no exterior.

O vinho é o principal produto de exportação agroalimentar da Itália com mais da metade do faturamento exterior que é realizado no mercado da UE, onde a Alemanha (+0,3%5 na exportação) é o principal consumidor.

Já o primeiro mercado fora da UE é o dos Estados Unidos onde o vinho italiano lidera as vendas em relação aos vinhos franceses e australianos, informa a instituição italiana.

Segundo a Coldiretti, as novidades também são positivas em relação a colheita de 2010 que parece estar em crescimento em relação ao ano anterior, com um aumento de 5% e com uma campanha que poderia alcançar os 47 bilhões de litros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios