Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Itália analisará moções para dissolver grupo neofascista em 20 de outubro
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Itália analisará moções para dissolver grupo neofascista em 20 de outubro
Notícias

Itália analisará moções para dissolver grupo neofascista em 20 de outubro

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

As moções apresentadas pelos partidos de centro e esquerda da Itália à Câmara e ao Senado para obrigar o governo a dissolver o movimento neofascista Força Nova (FN), que invadiu a sede do principal sindicato do país durante um protesto contra o certificado sanitário anti-Covid, serão debatidas no próximo dia 20 de outubro.

O primeiro texto é de autoria do Partido Democrático (PD), maior legenda de centro-esquerda na Itália, enquanto o segundo é assinado por parlamentares da sigla de centro Itália Viva (IV) e do Partido Socialista Italiano (PSI). Ambos foram protocolados no Senado.

https://www.provincia.biella.it/

Na prática, as duas moções pedem a ativação de um artigo da Constituição Italiana que “proíbe, sob qualquer forma, a reorganização do partido fascista”. “Não há dúvidas de que o Força Nova seja uma organização política de extrema direita inspirada no fascismo”, diz o texto apresentado pelo PD.

Luca Ciriani, líder do partido Irmãos da Itália (FDI) no Senado, informou também que a centro-direita apresentará em breve uma moção para pedir a condenação de todas as formas de violência e todos os regimes totalitários que inspiram.

Fundado em 1997, o FN recusa o rótulo de “neofascista”, mas suas manifestações são sempre repletas de referências nostálgicas ao ditador Benito Mussolini e a símbolos do fascismo, como a saudação romana.

O grupo participou de um protesto violento em Roma contra a exigência de certificado sanitário anti-Covid em todos os locais de trabalho na Itália, regra que entra em vigor em 15 de outubro. Na ocasião, membros do FN invadiram a sede do principal sindicato da Itália e instaram a multidão atacar o Palácio Chigi, sede do gabinete do premiê Mario Draghi.

O ato provocou revolta na Itália e diversos políticos criticaram a atitude. O Ministério Público de Roma inclusive abriu um inquérito por instigação a cometer crime agravado pelo uso de ferramentas de informática em decorrência de um comunicado do grupo publicado em seu site. A plataforma foi bloqueada pelas autoridades italianas, e quatro líderes da sigla são investigados: Giuseppe Provenzale, Luca Castellini, Davide Cirillo e Stefano Saija.

De acordo com apuração da agência Ansa, a ministra do Interior da Itália, Luciana Lamorgese, apresentará na Câmara dos Deputados os acontecimentos ocorridos em Roma e em Milão durante a manifestação no próximo dia 19 de outubro.

Você pode se interessar também por ...

Ucranianos aquecem mercado imobiliário na Itália, especialmente na Região da Liguria
“É improvável que Igreja Católica mude doutrina sobre sexualidade”, diz Papa Leão XIV
Papa Bento XVI completa 84 anos, preocupado com Líbia e Costa do Marfim
Luciano Buonfiglio é eleito novo presidente do Comitê Olímpico da Itália
Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi se reúne com Christine Lagarde e cobra União Europeia
TAGGED:Itália analisará moções para dissolver grupo neofascista em 20 de outubro
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
Corpos de vítimas de queda de avião na Itália são achados abraçados
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?