Notícias

Ministro da Economia da Itália GiulioTremonti diz que solução para crise deve ser política

O ministro italiano da Economia, Giulio Tremonti, comentou no Senado italiano, a crise econômica que ameaça a Europa e disse que a solução vem da política e não do campo financeiro.

"Hoje a Europa tem um encontro com o destino: a salvação não chega das finanças mas da política. Mas a política não pode cometer erros. é como o Titanic: nem os passageiros da primeira classe se salvam", afirmou Tremonti.

"A crise atua no mundo como um mutante que hoje toma a forma da Grécia", disse ele.

O ministro acrescentou que "estamos dentro de um paradoxo: a percepção dos mercados da zona do euro não reflete sua força e os primeiros três lugares entre os países considerados de mais risco são três países europeus".

 "Hoje os mercados financeiros consideram alto o risco de investimento em países que representam 40% do Produto Interno Bruto (PIB)", disse Tremonti.

O ministro anunciou que o plano de austeridade proposto pelo governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, "contém 16 novas ações para o crescimento: como credito para a pesquisa, contratos para a produtividade, processo civil, e para o turismo".

O impacto do plano de austeridade, depois das correções do Senado, prevê uma contenção de 70 bilhões de euros até 2014. Neste ano a contenção deve ser de 10,5 bilhão de euros. O plano de austeridade deve ser votado amanhã na Câmara dos Deputados.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios