Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Navio romano de 2.200 anos com carga de vinho é encontrado na Itália
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Navio romano de 2.200 anos com carga de vinho é encontrado na Itália
Notícias

Navio romano de 2.200 anos com carga de vinho é encontrado na Itália

Fabio Botto
Compartilhar
Restos de navio romano do século 2 a.C., encontrados a 92 metros de profundidade, na Ilha delle Femmine, na Sicília (Foto: European Association of Archaeologists)
Compartilhar
Nas águas do Mar Mediterrâneo, próximas à comuna italiana de Isola delle Femmine, arqueólogos encontraram restos de um navio romano, que data do século 2 a.C. A descoberta foi descrita pelas autoridades locais como “um dos achados arqueológicos mais importantes feitos nos últimos anos”.
 
O naufrágio, que está a 92 metros de profundidade no oceano, ainda apresenta uma carga de vinhos de ânfora, cujo processo de produção remonta à Roma Antiga (753 a.C. a  476 d.C.). É possível observar as garrafas de bebida em imagens captadas por um robô submarino 
 
O equipamento aquático foi comandado a partir do navio oceanográfico Calypso South, que pertence à Agência Regional para a Proteção do Ambiente da Sicília (Arpa). O presidente da entidade, Vincenzo Infantino, comenta que o monitoramento das águas enriquece as belezas do mar siciliano em muitos aspectos.
 
“Não só em termos de espécies e recursos ambientais, cuja proteção é um imperativo essencial para a comunidade, mas também da recuperação de elementos essenciais para a reconstrução da história do nosso mar”, diz o porta-voz, à mídia italiana Ragusa News.
 
Já Valeria Li Vigni, superintendente do mar da Sicília, que contribuiu com a expedição marítima, observa que a região do Mediterrâneo oferece elementos sobre esse passado ligado ao comércio marítimo continuamente. “Agora saberemos mais sobre a vida a bordo e as relações entre as populações costeiras”, conta ela, ao jornal britânico The Guardian.
 
Com a descoberta, os pesquisadores planejam também entender melhor como era a rota de comércio do Mediterrâneo onde os romanos comercializavam temperos, vinhos, azeite e outros produtos em direção a outras regiões da Europa, norte da África e Oriente Médio.
 
Por conta da antiga tradição marítima da Itália, existem inúmeros outros naufrágios romanos em toda a região mediterrânea. Todos os anos, centenas de ânforas de vinho romanos, retirados ilegalmente dos sítios arqueológicos, são apreendidos pela polícia italiana nas casas de negociantes de arte.

Você pode se interessar também por ...

Embaixada da Itália lança manual para Olimpíadas do Rio de Janeiro
Senado italiano será parte civil em processo contra Silvio Berlusconi
Premiê italiana se reúne com presidente da COP28
Salvini denuncia sequestro de navio por migrantes
POLÊMICA: Suécia multa político italiano por puxar cabelo de filho em aeroporto
TAGGED:Navio romano de 2.200 anos com carga de vinho é encontrado na Itália
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
Corpos de vítimas de queda de avião na Itália são achados abraçados
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?