Catolicismo Romano

Novas especulações sobre uma possível renúncia do Papa Francisco

Um dia após o consistório em que criará 21 novos cardeais, 16 dos quais novos eleitores, Francisco irá para Aquila, em cuja Catedral está o corpo do Papa Celestino V, que renunciou ao pontificado. Bento XVI esteve aí em 2009, o que gerou especulações.

Ao convocar um novo consistório, Francisco convocou todos os cardeais para dois dias de reunião em Roma, coisa que ele nunca realizou em seus 9 anos de pontificado. Isso dá margens a que, realmente, se pense num próximo conclave: os cardeais são desconhecidos entre si e, com a reunião, prepara-se o grupo que elegerá o seu sucessor.

Ontem, entrou em vigor a Constituição apostólica que reforma a Cúria Romana, que será o assunto da reunião de Cardeais. Não é segredo para ninguém que Francisco foi eleito com a incumbência de realizar esta tarefa. Com a missão cumprida, pode ser que, dados os seus crescentes problemas de saúde, ele realmente esteja pensando em se aposentar e embarque para Aquila logo no dia seguinte, com este significado simbólico.

O período é intrigante. Em finais de agosto, quando ocorrerá o consistório e a visita pastoral a Aquila, estão todos em férias na Itália e o país está num calor insuportável. O que moveria Francisco a uma agenda tão alucinante?…

Falando sobre este assunto na última semana, o Cardeal Maradiaga declarou a Religión Digital: “Acho que são ilusões de ótica, ilusões cerebrais”, e negou que Francisco renuncie. Nós acreditamos mais na hipótese de Maradiaga. Esquerdistas nunca abandonam o poder, a não ser que não consigam mais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios