Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Parte ocidental de antigo palácio de Nero em Roma é reaberta
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Variedades > Parte ocidental de antigo palácio de Nero em Roma é reaberta
Variedades

Parte ocidental de antigo palácio de Nero em Roma é reaberta

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Foi reaberto em Roma, capital da Itália, o setor ocidental da “Domus Aurea”, ou “Casa Dourada”, a imensa e suntuosa morada do imperador Nero e que ostenta quase 2 mil anos de história.

A porção oeste do palácio estava fechada ao público havia cerca de uma década para obras de restauração, segurança e contra a infiltração, mas agora os visitantes poderão conferir uma das principais joias arqueológicas da Roma Antiga em todo o seu esplendor.

https://www.provincia.biella.it/

“Concluímos as medidas de segurança com um sistema de proteção das abóbadas para evitar infiltrações de água, que são o grande problema da ‘Domus Aurea'”, explicou Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu, que inclui a “Casa Dourada”.

“Será possível ter uma ideia desse setor da ‘Domus Aurea’, que se abria para o ‘stagnum Neronis’ [um enorme lago artificial que era o cerne da morada de Nero]”, acrescentou.

A atração também ganhou uma nova entrada, com o prolongamento do caminho através do pórtico neroniano que percorre toda a fachada do edifício. Até 9 de fevereiro de 2025, a “Domus Aurea” ainda exibirá a estátua “Ninfa com pantera”, esculpida entre os séculos 1 e 2 da Era Comum e que pertence ao acervo das Gallerie degli Uffizi, em Florença, representando a ligação de Nero com a tradição helenística.

“Trata-se de um grande presente ao nosso público para as festas de Natal”, disse Russo. Durante as sextas-feiras, os visitantes poderão acompanhar os trabalhos de limpeza e restauração de afrescos no setor ocidental e terão a possibilidade de interagir com os restauradores.

Além disso, os ambientes do palácio ficaram ainda mais evocativos graças à ampliação do sistema de iluminação, exaltando um dos aspectos mais marcantes da “Casa Dourada”. “Os arquitetos de Nero, Severus e Celere, fizeram um estudo sobre as aberturas das janelas para deixar passar a luz e fazer brilhar as abóbadas revestidas de folhas de ouro, pedras preciosas e pasta de vidro. Nero quis impressionar seus convidados”, afirmou a diretora do Parque Arqueológico do Coliseu.

Construída no primeiro século da Era Comum, a “Domus Aurea” permaneceu escondida durante mais de mil anos e reemergiu por acaso no fim do século 15, já na Renascença, após um homem cair em uma fenda sobre o palácio subterrâneo.

A novidade foi uma sensação na época e atraiu gênios como Rafael Sanzio e Pinturicchio, que entravam na “Domus Aurea” a partir de cima e se arrastavam sob a terra para admirar as belezas da Roma Antiga e deixar sua própria marca no local. O estilo dos afrescos e obras achados no palácio foi batizado como “grotesco” (derivação do termo em latim “grotto”, que significa “gruta”) e se tornou popular na Europa.

https://www.provincia.biella.it/

“Todas essas salas estavam enterradas, exceto as abóbadas. Os pintores entravam a partir de cima, e é possível ver em algumas salas os buracos criados no Renascimento para isso. Eles reproduziram as pinturas das abóbadas do período neroniano, que eram principalmente de animais fantásticos. Assim nasceu o que mais tarde se tornou uma tendência, o grotesco”, explicou Russo.

Você pode se interessar também por ...

Itália descobre novo tesouro arqueológico em San Casciano dei Bagni
Voltando à normalidade na Itália? – Por Dr. Rodrigo Capobianco
MÚSICA E DANÇA
São Vito Mártir – Por Dr. Rodrigo Capobianco
Arqueólogos italianos encontram tesouro romano na Toscana
TAGGED:Parte ocidental de antigo palácio de Nero em Roma é reaberta
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Tenista italiano Sinner anuncia fim de parceria com técnico Darren Cahill

Fabio Botto
Fabio Botto
6 de novembro de 2026
Voos na Europa registram novas ameaças de bomba
Empresário italiano é morto com tiro na cabeça durante visita ao filho no Brasil
Itália confirma detenção de cidadãos na Cisjordânia e cobra libertação imediata
Obras premiadas no Festival de Veneza poderão concorrer diretamente ao Oscar
Grupo misógino russo pode estar por trás de ameaças a voos na Europa
Alertas de bomba atingem voos na Itália e em outros países da Europa
Suíça desiste de exigir da Itália reembolso médico por feridos em Crans-Montana
Vaticano espera “bom senso” e diálogo político nos EUA e avanços em acordo com China
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?