Notícias

Pirelli realiza teste com pneus para temporada 2016 de Fórmula 1

A Pirelli realizou com todas as equipes de Fórmula 1, o mais longo teste de pneus da categoria. O piloto da McLaren, Stoffel Vandoorne, foi o mais rápido do dia após os mais de seis mil quilômetros rodados em 12 horas de ação na pista.

O treinamento ocorreu no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, onde foi disputada a última corrida da temporada no dia 29 de novembro. Algumas equipes, como a própria McLaren, optaram por enviar os pilotos de testes, mas alguns titulares também participaram.

A Ferrari participou com Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, a Williams contou com Valtteri Bottas, a Red Bull foi com Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat e a Toro Rosso foi para a pista com Carlos Sainz e Max Verstappen. O novato para 2016, Jolyon Palmer, da Lotus, também participou.

Segundo a Pirelli, a sessão começou com todos os pilotos utilizando os pneus da temporada deste ano para acertar os carros e, após essas primeiras voltas, elas receberam diversos compostos ultramacios para o teste. Não eram permitidos mais ajustes nos carros com os novos pneus e as escuderias também não sabiam qual composto estavam usando.

"Nós tínhamos apenas uma chance e uma única data para testar os pneus para a próxima temporada. E nós podemos dizer que estamos satisfeitos com as informações coletadas. Um dos principais objetivos era testar as diferentes versões do novo composto ultramacio, que será usado em 2016", ressaltou o diretor de motorsport da Pirelli, Paul Hembery.

De acordo com o diretor, a "ideia é introduzir um composto ainda mais macio que o atual supermacio e utilizá-lo principalmente como uma opção para os circuitos de rua".

Hembery informou ainda que "com uma performance melhor do que a versão anterior do supermacio e uma degradação ainda mais rápida, as equipes terão de realizar cálculos ainda mais agressivos em suas estratégias de corrida", mas que "ainda é muito cedo" para confirmar se os novos compostos forçarão a realização de mais pit-stops nas corridas.

A primeira corrida da temporada de 2016 da F1 ocorrerá no dia 20 de março em Melbourne, na Austrália.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios