Notícias

Sonegação fiscal cresce 30% em um ano na Itália

Cerca de 6.400 cidadãos sonegaram impostos em 2008 na Itália, quase 30% a mais do que o índice registrado no ano passado, de acordo com o relatório anual do Ministério Público do país, divulgado nesta sexta-feira. Além disso, as autoridades italianas estimam que as rendas não declaradas somem 27,5 bilhões de euros.

 

O responsável por investigações fiscais Cosimo D'Arrigo ressaltou que a luta contra a sonegação fiscal poderia fazer o Estado italiano recuperar entre 80 milhões e 90 milhões de euros.

"Trata-se de uma cifra com a qual poderíamos superar com tranqüilidade todas as dificuldades de orçamento", enfatizou D'Arrigo.   "Se tivermos acesso a essas quantias, o governo poderá adotar medidas fortes, muito mais incisivas do que as atuais, para enfrentar a situação nos mercados financeiros", acrescentou. 

Segundo o relatório do Ministério Público, mais de 7.400 pessoas foram denunciadas à justiça por fraudes fiscais em 2008. No caso de sonegação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) a inadimplência aumentou 45% este ano, atingindo um total de 2,3 bilhões de euros. 

Por sua vez, triplicaram os confiscos e as apreensões feitas pelas autoridades para recuperar o valor dos impostos não pagos. Desta forma, foram recuperados 60 milhões de euros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios